Coordenadoria do Plano Diretor participa de encontro com Agenda 21

2005-07-14 18:20:37 - Jornalista: Catarina Brust
Compartilhe:  

Nesta terça-feira (12), a Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) participou de reunião com representantes da Agenda 21, no Auditório do Paço Municipal da prefeitura de Macaé. O encontro foi realizado para apresentar a metodologia de trabalho de construção do Plano Diretor. Cerca de 22 representantes da Agenda 21, participaram do encontro.

Hermeto Didonet, coordenador da Cogeplad, explicou detalhadamente ao grupo da Agenda 21 todas as etapas de elaboração do Plano Diretor, e lembrou que não existem metodologias prontas para realizar a tarefa.

- O parâmetro para a construção do Plano Diretor é o Estatuto da Cidade. Nós recebemos a tarefa de elaborar o plano e formamos uma equipe mínima sem consultores externos. Evoluímos para uma meta de trabalho que contém oficinas, câmara temáticas, seminários, etc. Já iniciamos as 30 oficinas de motivação que são realizadas nas comunidades. Teremos também mais nove oficinas de trabalho – ressaltou Hermeto.

Didonet informou que o único atraso foi o adiamento da II Conferência Municipal da Cidade de Macaé, devido ao vendaval que danificou o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, onde seria realizado o evento. A Conferência será realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho. Na ocasião, serão instaladas as câmaras temáticas com o objetivo de garantir a efetiva participação da população, através dos diversos segmentos da sociedade, na definição da nova política municipal de desenvolvimento urbano.

A arquiteta e urbanista Paula Guedes da Cogeplad apresentou uma palestra sobre a metodologia do Plano Diretor e um panorama do município de Macaé. Os representantes da Agenda 21 tiraram ainda algumas dúvidas sobre o funcionamento das Câmaras Temáticas e das oficinas de motivação em que mostraram desejo de participar.

Busca

Acesso Rápido

Destaque