Nova turma da Guarda Mirim participa de curso de formação

2019-04-12 16:42:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Foto: Maurício Porão
Objetivo é preparar os adolescentes para a atuação nas repartições públicas

Noventa e oito jovens participam do curso de formação da Guarda Mirim. Nesta sexta-feira (12), a aula foi ministrada pela Defesa Civil, na Cidade Universitária. O objetivo da capacitação é e preparar os adolescentes para a atuação nas repartições públicas.

"É uma forma de prepará-los para essa nova etapa que eles vão enfrentar, e mais do que isso, que eles saiam preparados para ingressar na vida futura no mercado de trabalho", disse um dos monitores da turma, o Guarda Municipal, Sérgio Codeço.

Além da aula com a Defesa Civil, os guardas mirins participaram de aulas com a Guarda Ambiental, Assistente Social, onde puderam discutir diversas temáticas como a adolescência e aulas sobre Primeiros Socorros e História Regional. "Tenho aprendido muito, tem sido muito bom. Uma das aulas que mais gostei foi a de história, em puder conhecer mais sobre Macaé", disse a guarda mirim, Priscila Martins.

O curso, iniciado em fevereiro, tem duração de três meses. O Programa Guarda Mirim tem como objetivo formar jovens para o mercado de trabalho, oferecendo treinamento básico nos serviços administrativos. Os guardas mirins recebem bolsa-auxílio mensal de meio salário-mínimo, com carga horária de quatro horas. "Além desse papel profissional, a iniciativa é um meio de tirar esses jovens da ociosidade, orientá-los e passar valores", disse o também monitor, Guarda Sênior, Davi Carvalho.

Para Renan Sodré, o programa tem um papel fundamental no seu futuro. "É o princípio de uma carreira, muitas experiências e um novo aprendizado", concluiu o jovem.

Busca

Acesso Rápido

Destaque