Prefeitura Municipal de Macaé

Prefeitura de Macaé decreta Situação de Emergência

2018-11-08 16:20:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Imagem do decreto n° 153/2018, de 8 de novembro de 2018
Foto: Divulgação
Documento estabelece medidas na atuação contra os transtornos causados pelas chuvas

O prefeito Dr. Aluizio decretou Situação de Emergência em razão das consequências das fortes chuvas que atingiram Macaé. Nas últimas 24 horas, foram registrados 120 mm de chuva na cidade, e 240 mm na região serrana. A média histórica no mês de novembro no município é de 140mm.

O documento n° 153/2018, de 8 de novembro de 2018, considera a necessidade imperativa em adotar medidas de emergência para solução dos problemas causados pelas chuvas recentes amenizando os transtornos que afetam a população.

A Situação de Emergência vai se estender enquanto as chuvas fortes e contínuas permanecerem, assim como seus impactos. Pelo decreto, as autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, estão autorizados a entrar nas casas para prestar socorro ou determinar a pronta evacuação.

Ainda estão previstos no decreto que todos os órgãos municipais deverão permanecer em estado de mobilização para atuarem no apoio à Secretaria Municipal Adjunta do Gabinete do Prefeito, na coordenação dos trabalhos, bem como a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, entre outras medidas.

Além do decreto, o município também instalou um gabinete de gestão de crise, baseado no Centro de Convenções, visando centralizar as informações e otimizar tomada de decisões. Sob o comando direto do o prefeito Dr. Aluizio, o gabinete é composto pelas secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Saúde e Comunicação.

O presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Cardoso, está acompanhando os trabalhos junto com o prefeito, no Centro de Convenções. Ele informou que o Legislativo está à disposição das autoridades competentes para colaborar com as ações que forem necessárias.





Busca

Acesso Rápido

Destaque