Sessão solene celebra 10 anos do curso de Medicina

2019-08-21 15:23:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
Foto: João Barreto
Solenidade integra comunidade acadêmica

Para celebrar os 10 anos do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé), alunos e professores participaram, nesta quarta-feira (21), da sessão solene que comemorou a data. O evento aconteceu no auditório do bloco B, da Cidade Universitária. A graduação está em sua 20ª turma e oito já se formaram. Atualmente, cerca de 350 estudantes estão matriculados e o corpo docente conta com mestres e doutores em diferentes áreas. O prefeito Dr. Aluizio prestigiou a solenidade.

A cerimônia, que buscou fortalecer a integração entre a universidade e Macaé, homenageou pessoas que contribuíram para a implantação e desenvolvimento pedagógico do curso. O primeiro diretor do curso, Paulo Mendonça Xavier, destacou que a graduação faz parte da história e do afeto do município. “É emocionante estar aqui reunido com todos os profissionais da saúde. Nesses 10 anos comemoramos nossa capacidade de produzir vidas”, acrescentou.

Alunos formados estão hoje no Programa de Residência Médica da Prefeitura de Macaé. Outros cursam a Residência em instituições como o Instituto de Pediatria e Puericultura da UFRJ, a Santa Casa de São Carlos (SP), e a maioria exerce a Medicina em instituições renomadas, comprovando a excelência da formação obtida e a inserção no mercado de trabalho.

O ex-aluno da quarta turma, Fernando Henrique Silva de Souza, falou sobre o orgulho de fazer parte dessa história. “Tivemos diversas dificuldades e as melhorias foram surgindo ao longo do curso. Atualmente, percebo a evolução com as aulas e os laboratórios que atendem os alunos”, disse.

Mais comemorações

Nesta quarta-feira, também no auditório do bloco B, foi promovida solenidade pela Direção do Campus UFRJ-Macaé. Às 16h, a Câmara dos Vereadores realiza Sessão Solene. Serão homenageadas com a Medalha Luiz Renato Caldas (macaense, médico, ex-professor e ex-reitor da UFRJ), pessoas e instituições que colaboraram com a criação, crescimento e consolidação do curso.

Campus Macaé

O Campus UFRJ-Macaé foi instituído em 27 de março de 2008, a partir do reconhecimento da evolução do envolvimento de vários segmentos da comunidade acadêmica na criação de cursos, na construção de projetos de pesquisas e de extensão em Macaé, e na inserção da Universidade na sociedade. Em julho do mesmo ano, a UFRJ inaugurou o campus em Macaé, sendo oferecidos os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Bacharelado em Farmácia. No ano de 2009, houve a criação de turmas de Medicina, Enfermagem e Obstetrícia e Nutrição. Em 2011, o campus recebeu os cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção.

Busca

Acesso Rápido

Destaque